Etiquetas

quinta-feira, 4 de abril de 2013

VERÓNICA DECIDE MORRER


Finalmente decidi ver este filme que há muito havia adiado sobretudo devido ao título. Em determinado momento da minha vida, considerei que não me iria trazer nenhum benefício vivenciar na tela uma história que só podia piorar o meu estado de espírito. Vi o filme e devo dizer que gostei, não se trata de uma história deprimente, antes pelo contrário, é um hino à vida. O argumento trata de uma jovem, (Veronika) bonita, com uma vida confortável e que apesar disso, sente que a sua vida é vazia de sentido. Assim, um belo dia, Veronika decide morrer.
Embora seja essa a decisão de Veronika, não é essa mensagem que perpassa depois da sua tentativa de suicídio por overdose medicamentosa. Acaba por acordar numa clínica psiquiátrica onde lhe é diagnosticado um aneurisma ventricular e consequentemente, poucos dias de vida… Contudo, a verdadeira mensagem desta obra é, Veronika decide viver. Decide aproveitar ao máximo o tempo que lhe resta considerando cada dia um verdadeiro milagre que realmente o é. Ela toma consciência que há imensa coisa que ainda pode fazer. Coisas banais como, ir à praia para ver o mar e sentir a areia, comer um taco enorme na sua barraquinha favorita, ir a um bar irlandês beber uma Guiness, conversar a sério com a mãe,.. 
Com a ajuda de um jovem amigo Veronika compreende que a vida vale a pena ser vivida e na companhia desse jovem e com a sua ajuda, decide concretizar todos aqueles objectivos que nos podem parecer comezinhos e insignificantes. Objectivos que, como todos fazemos, vamos adiando para um dia em que estejamos menos ocupados. Pequenas coisas, é certo, que só quem tem uma sentença de morte próxima consegue dar o devido e real valor… E todos temos uma sentença de morte, mais ou menos próxima…

1 comentário:

  1. Não adiando: que tal o dito almoço no domingo?
    Fala com a Júlia e digam alguma coisa logo que possas
    Olga

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...