Etiquetas

sexta-feira, 26 de abril de 2013

QUALIDADES VS DEFEITOS

Eu sei que os meus amigos sabem que eu sei as minhas qualidades. Mas será que eles sabem que nem sempre reconheço os meus defeitos?
Um dia li algures que para se conhecer bem os nossos defeitos, é preciso primeiro conhecer bem as nossas qualidades. Na minha opinião conhecer as qualidades é quase tão difícil como reconhecer os defeitos. Esse mesmo artigo dizia que para reconhecer os nossos defeitos e qualidades, é preciso ficar atento ao que nos incomoda à nossa volta e o que em nós incomoda os outros. Sugeria o mesmo artigo que se fizesse uma lista dos defeitos e qualidades o que, além de ser uma boa terapia, seria também uma excelente forma de trabalhar os defeitos de forma a melhorar o convívio e tirar maior partido das qualidades.
Assim, um exercício honesto de atenção irá seguramente levar-me a reconhecer alguns dos meus piores defeitos:
As vezes, sou arrogante, sarcástico e irónico, principalmente com pessoas que mal conheço e que talvez não mereçam este tipo de comportamento;
Por vezes, sou extremamente intolerante com ideias irracionais ou que considero idiotas principalmente de pessoas de idade avançada ou de alguns jovens.
Tenho imensa dificuldade em me sociabilizar devido à minha baixa auto-estima.
E pronto, está feita a minha terapia. Agora é só trabalhar estes defeitos de forma a tornar-me uma pessoa melhor…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...