Etiquetas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

CURSO PARA PEÕES


Há dias fui levantar no correio a minha carta de condução cuja renovação já tinha requerido em Fevereiro. Para a renovação, além do requerimento devidamente preenchido, fizeram-me tirar uma foto a cores com fundo uniforme. Não compreendo esta exigência porque a foto que aparece na carta de condução é a cinzento e branco (sujo) em que mais pareço um foragido de Alcatraz. Enfim, coisas da burocracia instalada no nosso país…
Não se pense que discordo desta nova lei que obriga à renovação da “carta” de acordo com a idade. O espírito da lei é correto. Há que averiguar se o condutor ainda se encontra em condições físicas de continuar a conduzir. Na prática, este procedimento acaba por ser utópico. A grande maioria das pessoas de idade não se encontram em perfeitas condições físicas para conduzir devido à degenerescência das suas capacidades quer como consequência da idade, doença ou efeitos secundários da medicação tomada. Mas, apesar desses condicionalismos, lá conseguem um atestado médico que comprova o bom estado de saúde…
Perante o comportamento de alguns peões nas chamadas “passadeiras” surgiu-me a ideia de que, do mesmo modo que o condutor é obrigado a sujeitar-se a um exame para poder conduzir, os peões também deveriam sujeitar-se a um curso para circularem em segurança na via pública. Todos os dias constato com alguns peões que se deslocam no passeio e, ao chegar a uma passadeira, atiram-se literalmente para o meio da rua. Vá lá o automobilista adivinhar que o indivíduo vai atravessar e não seguir em frente… O peão deveria ser informado de que para atravessar uma faixa de rodagem sem semáforos, além de o fazer apenas nas passadeiras, devem certificar-se de que existam condições de segurança para o fazer. Isto significa que o peão deve manifestar a intenção de atravessar deixando passar o automóvel mais próximo e só depois atravessar em toda a segurança para ele e para o automobilista. É certo que existe legislação no Código da Estrada (artigo 101.º) que define os cuidados a ter pelo peão antes de atravessar a faixa de rodagem mas será que todos os peões têm conhecimento deste artigo?
Claro que agora se vão levantar vozes de peões argumentando que muitos automobilistas não respeitam as passadeiras e a prioridade dos peões. Admito que é verdade e também tenho constatado essa situação… Também sou peão!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...