Etiquetas

domingo, 14 de abril de 2013

XAROPE DE LIMÃO

Este foi um ano pródigo de limões. Não falo daqueles que a vida, por vezes, teima em nos oferecer mas de limões… limões. O limoeiro da casa da praia estava carregadinho de limões mas parece que, este ano, foi geral a grande produção de limões. Por já estarem maduros e alguns mesmo a cair da árvore, minha mulher decidiu colher a maior parte dos limões o que deu para encher um cesto de tamanho médio. Depois de oferecer grande parte deles ainda nos restaram muitos limões. O que fazer de tantos limões? Lembrei-me de pesquisar na Net como fazer concentrado de limão para poder usufruir de umas frescas limonadas no Verão que se aproxima (será?). Esperemos que venha breve e quentinho… pelo menos, sem esta chuva teimosa que aposta em permanecer em plena Primavera.
Aqui fica uma das muitas receitas que encontrei na minha pesquisa pela Net.

CONCENTRADO DE LIMÃO (XAROPE)
800g de açúcar pilé (branco)
2,5 dl de água
2,5 dl de sumo de limão (aproximadamente 6 limões médios)
raspa de 2
Espremem-se os limões e junta-se a raspa de 2, numa tigela. Reserva-se.
Num tacho, junta-se a água e o açúcar e leva-se ao lume até levantar fervura. Logo após, contam-se 5 minutos exactos. Apaga-se o lume, retira-se o tacho para o lado.
Junta-se o sumo dos limões, mexe-se bem e deita-se num frasco grande ou em vários mais pequenos. Tapa-se e deixa-se arrefecer.
Notas: O sumo de limão, não deve ferver, para não neutralizar o valor da vitamina C. Por isso a terceira operação é feita fora do lume.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...