Etiquetas

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

LIBERDADE, LIBERDADE QUEM A TEM...


Como diz a canção, liberdade, liberdade quem a tem chama-lhe sua… e afinal não é de ninguém.
Em quase todos os Governos por onde andei figura na respectiva  Constituição a tal “liberdade de expressão” muito usada como desculpa para alguns comportamentos menos consensuais…
É verdade que nas várias Constituições está contemplado esse direito embora com uma certa ligeireza que depois não se verifica na prática… O direito de ser informado e partilhar essa informação sem o medo de retaliações nem de interferências (legais ou não) é parte do pleno desenvolvimento de todo o ser humano.
Actualmente este conceito adquire outros significados que nada têm a ver com o significado original. Segundo a Wikipédia, liberdade é o direito de agir respeitando o “livre arbítrio” que todos têm, desde que não se prejudique a liberdade dos outros. É neste ponto que o conceito da “liberdade de expressão”, esbarra com o direito à privacidade a que toda a gente tem direito. Ou se é plenamente livre ou se respeita a liberdade dos outros. A sensação de ser livre, que não passa disso mesmo, deve  ser encarada como algo que se vai construindo no dia a dia, respeitando sempre a liberdade dos outros, quer se trate de pessoas ou leis vigentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...