Etiquetas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

O NATAL LÁ DE CASA


A festa de Natal já acabou. Sim, porque é duma festa que se trata. Para os cristãos, a data assinala o nascimento de Jesus (daí o nome), para os não cristãos é mais um feriado de sol embora pálido mas sempre bem vindo com a hipótese de se tornar extensivo a quatro ou cinco dias, pelo menos…. Isso não invalida que os shoppings continuem entupidos no frenesim da troca de prendas que se oferecem umas por obrigação outras por que é hábito.
A árvore enfeitada a preceito e o velhinho Pai Natal chegaram à casa de toda a gente mais tarde por acréscimo. Como crente (à minha maneira) e fortemente influenciado pela escola de então, decidi construir um presépio não condigno mas de acordo com o que conhecia das Escrituras. Fiz o santo do meu padrasto andar à procura de musgo, serrei dois troncos com líquenes agarrados para suportar o telhado construído todo em palha colada numa cartolina. Enfim, o cenário perfeito de acordo com as figuras em barro que me foram oferecidas.
Era assim e durante muitos anos o Natal lá de casa. Resumia-se ao nascimento que marcou, quer se queira quer não, toda a civilização ocidental.
Ainda hoje se celebra um pouco esta época graças à magnifica coleção de presépios que todo o ano enfeitam cada recanto cá de casa…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...