Etiquetas

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

O MEDO DA DIFERENÇA


É normal sentir medo de tudo que é diferente aliás este medo sempre acompanhou o ser humano desde tempos imemoriais. É natural que ninguém se sinta confortável perante um indivíduo que não reage segundo os cânones normais da sociedade ditados pela maioria. Desde que não atinjam o “estatuto” de fobia é até útil ter medo de qualquer perigo, real ou imaginário, contribuindo para a conservação da espécie…
Apesar de ser um sentimento normal, o preconceito e o medo de qualquer desvio do normal funcionamento do organismo, motiva e desculpa o afastamento de qualquer indivíduo acabando por provocar aquela dor calada que fica com quem a sente. É certo que os verdadeiros amigos estão lá, sempre presentes nos bons e nos maus momentos. Se por acaso desaparecem em certos momentos da vida, talvez seja melhor assim…
Na realidade, perante a doença tudo se torna diferente o que suscita um certo recuo, uma certa recusa impeditiva de aceitar o presente. É preciso passar por uma experiência similar para compreender esta atitude.
É pois natural ter medo das doenças, sobretudo das mentais, acabando por se compreender e desculpar o afastamento tanto de familiares como de amigos.
Se o facto não atinge um determinado dramatismo, continuo a dizer que não deve ser motivo de preocupação, caso contrário, há excelentes médicos que se ocupam desta faceta do ser humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...