Etiquetas

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

AS VANTAGENS DE LER


Apesar dos inúmeros e variados elogios, o livro repousa ali ao lado, calmamente, sem produzir o mínimo ruído. Não deixa de ser estranho encontrar-se ainda ali, sobre a mesinha de cabeceira de um auto-denominado devorador de livros. A “mania” continua activa mas a verdade é que o livro, com muita pena minha, não despertou aquela chama que compete aos livros despertar.
Como já disse, embora seja já um cliché, um livro é uma janela aberta para o mundo que nos rodeia e ler é um hábito que se deve conservar e desenvolver por que nos permite descobrir quem somos e para onde vamos.
No entanto, somos um povo de poucas leituras e isso vê-se pelos livros que se acumulam nos escaparates das livrarias. A verdade é que se ganhasse pouco, se tivesse de acordar cedo para pôr os miúdos na escola, fosse trabalhar e em seguida, chegasse ao fim do dia cansado para fazer o jantar e pôr as crianças a dormir, faria do livro aquele mito que não cabe neste cenário.
Não é por uma questão monetária que o português não lê mas por falta de tempo disponível. A leitura em si é um ato solitário que exige algum tempo a sós. Um livro não passa afinal de um conjunto de saberes repleto de vivências que se tenta a todo o custo absorver.
Todos os dias olho para ele com a mesma falta de coragem para a leitura. Não discordo das inúmeras vantagens que tem o hábito da leitura que não deve ser descurado através do qual “o nosso cérebro participa, ordenando ideias, relacionando conceitos e provocando opiniões.”
Todos os dias olho para ele e maldigo o tempo que dediquei até agora a esta leitura devido à demasiada pormenorização o que me leva a concluir que a intenção era acumular folhas e folhas ao elevado volume que já possui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...