Etiquetas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

O MUNDO NUM SORRISO


É já um cliché dizer que sorrir requer menos músculos do que manter-se sisudo. Com este ditado a ideia era manter o sorriso nas mais diversas situações por ser mais fácil e consumir menos energia.
Mais tarde, o conceito foi abandonado pelas mais recentes pesquisas que comprovaram que manter um ar sisudo movimenta um maior número de músculos do que para sorrir. Considerando essas pesquisas, o rosto humano requer apenas 13 músculos parra sorrir enquanto que para manter a chamada “cara de cu” precisa de 50…
Movimente mais ou menos músculos, um sorriso é importante naquelas situações em que, contrariamente à postura corporal ou do que seja dito, se implora uma ajuda que se sabe ser improvável. E quando o sorriso vem cá de dentro… então é outro sorriso, é toda uma vida que arrasta com ele também. O assunto transporta consigo diferentes emoções trazidas por memórias recentes e outras mais antigas.
Existem diferentes sorrisos mas, por mais badalado, o sorriso de Mona Lisa que tive o privilégio de contemplar no Louvre, é um bom exemplo do tipo do sorriso que os especialistas consideram fechado. É o tipo de sorriso em os lábios se encontram fechados e o rosto não mostra qualquer alteração significativa. Fechando os olhos, por oposição, vejo o sorriso largo da minha neta que, em diferentes situações, reage com um sorriso que os adultos estupefactos nem sabem como reagir…
Por isso, sorria, com ou sem motivo, sozinho ou acompanhado, o que importa é sorrir. O sorriso é contagioso e além disso é divertido,  abre portas que jamais pensaria transpor…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...