Etiquetas

quinta-feira, 4 de junho de 2015

V. DE THOMAS PYNCHON

Thomas Pynchon é conhecido por escrever grandes (literalmente) livros que chegam a rondar as quinhentas e muitas páginas e, além disso, de leitura nada fácil… O autor é também conhecido pela sua reclusão sendo que raramente dá entrevistas ou se deixa fotografar. Esta atitude tem gerado alguma especulação quanto à sua verdadeira identidade. Há quem diga que ele é Jim Morrisson e também quem afirme que se trata de Bob Dylan…! Enfim, paira o mistério sobre a sua vida privada e isso alimenta sempre a imaginação.
Ao longo da sua carreira literária já ganhou diversos prémios como o National Book Awards e foi por várias vezes citado presumível candidato ao prémio Nobel de Literatura.
Confesso que não conhecia Thomas Pynchon nem a sua vasta obra. O conhecimento veio através do meu filho que me ofereceu o livro V. deste autor. Segundo consta é um dos seus livros de mais fácil leitura… imagine-se se eu tivesse começado por qualquer outro livro deste autor…! Ao meio das 556 páginas do livro ainda não formei uma opinião muito consistente sobre o livro. Para já posso dizer que para além do estilo de escrita bastante complexo, o elevado número de personagens dificilmente relacionáveis entre si exige uma leitura atenta exaustiva forçando-nos constantemente voltar atrás para compreender o prosseguimento da leitura principalmente quando se interrompe de um dia para outro num determinado capítulo. Por várias vezes me senti tentado a abandonar a leitura deste livro entediante e confuso. Só não o fiz por curiosidade, para saber se a história acaba por fazer algum sentido…
Honestamente devo confessar que não é o meu tipo de leitura e não o recomendo à maioria dos leitores. Enfim, é a minha opinião e por isso, vale o que vale…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...