Etiquetas

terça-feira, 23 de junho de 2015

NOITE DE SÃO JOÃO

Hoje, na minha cidade, é a grande noite, a noite de São João. Apesar do solstício de verão esta é a noite mais longa em que muita gente sai à rua para confraternizar em vários locais da cidade. Não importa muito saber quem é o santo que se está a festejar e que nem sequer é o padroeiro da cidade cuja padroeira é a Senhora da Vandoma. Neste particular, também em Lisboa cometem a mesma imprecisão já que o padroeiro da cidade não é Santo António como muita gente pensa, mas sim S. Vicente.
Quanto ao resto, o facto de ser uma festa popular está de acordo com o santo, homem simples que viveu em pleno deserto. Tem uma particularidade a escolha desta data para a celebração do santo. Ao contrário do que acontece com os outros santos populares que se festejam no dia da sua morte, São João é festejado no dia do seu nascimento.
João Baptista era, como se sabe, primo de Jesus Cristo tendo como missão pregar os mandamentos do cristianismo incomodando muita gente com as palavras que pregava. Por ter denunciado a mancebia entre o Rei Herodes e a mãe de Salomé foi mandado decapitar.
É este o santo que celebrámos nesta data. São estes os festejos de São João que não se restringem apenas à cidade do Porto. Muitas outras cidades e Vilas nortenhas o celebram também.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...