No mês passado, perante uma
proposta vantajosa, decidi trocar de carro depois de já ter pago o seguro em
Dezembro. Obviamente tratei de requerer o estorno do montante já pago. Depois da
troca de papelada com que as companhias de seguros são peritas para atrasar a indemnização aos segurados, lá recebi o aviso de pagamento mas teria que me deslocar à companhia de seguros para assinar a papelada… Como me pareceu mais
lógico tirei a senha para o balcão da tesouraria. Devo dizer que fui
prontamente atendido só que a senhora, por trás do balcão afivelou aquele
semblante de quem espera uma reclamação perante a quantia solicitada pela
seguradora. Nem o meu sorriso a acompanhar os votos de uma boa tarde a fez mudar de
semblante. Claro que se apercebeu que eu estava ali não para pagar mas para
receber o bendito estorno do seguro… Finalmente, à despedida perante o meu
sorriso e agradecimento pelo serviço prestado, lá consegui arrancar um sorriso
à dita senhora. Mais uma batalha ganha no campo da simpatia…
Pode parecer utópico por
desnecessária esta minha pretensão de ser atendido com um mínimo de simpatia já
que me dirijo sempre com simpatia ao atendente seja em que circunstância for. A
forma de atendimento pode fazer toda a diferença para uma empresa, estabelecimento
comercial ou repartição pública mas aí… valha-nos Deus!
Se por um lado, os
consumidores estão cada vez mais exigentes quer na procura dos preços mais competitivos,
quer na qualidade dos bens, por outro lado e em tempo de crise, a qualidade do
atendimento pode fazer toda a diferença na escolha do espaço comercial a que se
dá preferência.
Na minha opinião, atender
bem não significa estampar um sorriso no no rosto, esse é apenas um pormenor. Atender bem é
estabelecer com quem se lhe dirige uma certa empatia que permita ir ao encontro das
solicitações do cliente. No nosso país há ainda um longo caminho a
percorrer no que concerne ao atendimento ao
cliente pois este é um dos principais factores para o crescimento das vendas e consequente
viabilização das empresas. A maneira como uma empresa atende o seu cliente
pode fazer a diferença entre o seu sucesso ou fracasso.
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