Etiquetas

quinta-feira, 20 de junho de 2013

SERÁ O LEITE UM ALIMENTO PERIGOSO?


 Ora aí está uma coisa que eu não sabia e que me deixou deveras preocupado. Muitas vezes criticava a minha mulher por não beber leite tendo ela uma osteoporose já um pouco avançada. Depois de ler um artigo sobre a eficácia do leite na osteoporose e em defesa da couve-galega, já não sei o que pensar…Segundo a opinião da conselheira do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, a couve-galega, além de anti-inflamatória e cicatrizante e fundamental na fixação do cálcio nos ossos graças aos glicosinolatos (compostos com ação desintoxicante . Este composto, além de ajudar o organismo a eliminar algumas substâncias cancerígenas, fortalece o sistema imunológico. A couve-galega é também como se sabe, uma fonte de vitaminas e sais minerais que, combinados com os fitoquímicos, favorece a absorção dos nutrientes, especialmente do cálcio.
De acordo com esta conselheira, a couve é um alimento mais adequado para os ossos do que o leite de vaca. O cálcio precisa do magnésio para conseguir fixar nos ossos. Ora o leite de vaca tem nove vezes menos magnésio e três vezes mais cálcio do que a proporção necessária. Isso faz com que o cálcio do leite tenha dificuldade de se fixar no nos ossos. “Pior, ele rouba o magnésio existente no organismo. E, como a maior parte desse mineral fica concentrada dentro do osso, consumir mais cálcio do que magnésio aumenta o risco de perda de massa óssea. Daí para a osteoporose é um pulo”, diz a especialista.
Na couve, o magnésio faz parte da clorofila – substância responsável pela cor verde das folhas e indispensável para renovar as células do nosso organismo.
De todas as pesquisas que fiz na Internet, tudo me leva que a opinião da conselheira do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional é de todo fiável. Em todos os artigos que li se dá relevante importância ao magnésio na fixação do cálcio nos ossos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...