Etiquetas

sábado, 22 de junho de 2013

A INGRATIDÃO HUMANA

Esta semana fui agradavelmente surpreendido com a notícia de que um pequeno grupo de sobreviventes da Segunda Guerra Mundial está de visita a Cabanas de Viriato, à casa do Passal numa homenagem a Aristides de Sousa Mendes, o cônsul de Portugal em Bordéus. Quando deflagrou a Segunda Guerra Mundial, Salazar quis manter o nosso país na neutralidade. Com esse intuito, deu ordem a todos os cônsules portugueses para recusarem conferir vistos, principalmente a judeus expulsos do seu país de origem ou do país de onde são cidadãos". Com o avanço das tropas nazis sobre Paris, milhares de refugiados dirigiram-se ao nosso consulado em Bordéus para obterem um visto de entrada em Portugal ou nos Estados Unidos. Contrariando as ordens de Salazar, Aristides de Sousa Mendes concede visto a todos os que o pedissem:
 "A partir de agora, darei vistos a toda a gente, já não há nacionalidades, raça ou religião".
De regresso a Portugal por ordem de Salazar em Julho de 1940, Aristides, foi privado das suas funções por um ano, o seu salário foi reduzido a metade e por fim, reformando compulsivamente. Para cumulo, ainda lhe é retirado o direito de exercer a sua profissão como advogado. Este grande Homem que salvou mais de 30 mil pessoas aos passar-lhes vistos acabou os seus dias na miséria sobrevivendo à graças à solidariedade da comunidade judaica de Lisboa.
Segundo consta, Aristides de Sousa Mendes faleceu muito pobre, a 3 de Abril de 1954, no hospital dos franciscanos em Lisboa. Foi enterrado com um hábito franciscano por não ter um fato próprio…
Por isso me indigna e entristece que apenas um pequeno grupo de sobreviventes tenham vindo homenageá-lo e mais me entristece o estado de degradação da casa do Passal. Um país que subsidia tantas fundações sem qualquer utilidade pública, não faria nada de mais em ter já subsidiado a recuperado desta casa e a transformasse num museu como homenagem ao Homem a quem tantos devem…
É neste estado de degradação que se encontra a casa do Passal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...