Etiquetas

quarta-feira, 12 de junho de 2013

OS SANTOS POPULARES

Com o culminar do mês de Junho chegam as celebrações dos santos populares: Santo António, São João e São Pedro que se celebram respectivamente a 13, 24 e 29 de Junho. Seja qual for o o santo que se festeja, a tradição manda que se degustem as sardinhas assadas com pimentos e outros petiscos que variam de cidade para cidade conforme a celebração. Em Lisboa celebram-se as festas em honra de Santo António, Porto e Braga festejam o São João com martelinhos e alho-porro, Sintra e Évora festejam o São Pedro.
Como tripeiro de gema, privilegio os festejos de São João por fazer parte do meu imaginário de criança. Nessa idade fazia uma “cascata” conjuntamente com os miúdos da nossa rua. Também pedia “um tostão” para o Santo António aos transeuntes e com esse dinheiro íamos comprando mais figurinhas para a cascata. Não sei qual a razão mas pedia-se sempre o tostãozinho para o Santo António embora se festejasse o São João… Mais tarde, já adolescente, calcorreei as ruas da baixa, armado do alho-porro. Nunca achei muita graça aos martelinhos pelo ruído que fazem e por serem de plástico…
Actualmente é raro participar nos festejos de rua. A idade vai pesando e a paciência também vai faltando… Fica a lembrança de outros festejos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...