Etiquetas

quinta-feira, 6 de junho de 2013

A MANIA DA PONTUALIDADE

Quando se fala em pontualidade, lembro-me sempre da dita “pontualidade britânica”. Tradicionalmente, os londrinos são pontuais e não têm razão para o não ser. Senão repare-se que, em qualquer ponto da cidade, existe sempre um relógio (seja de que tipo for) que nos informa a hora. Entre eles, destaca-se o célebre Big Bem. Actualmente, todos estes relógios marcam a mesma hora do Big Bem o que não acontecia antes do século IX. Nesse tempo, cada rua e cada bairro londrino, tinha a sua própria hora. Imagine-se a confusão que seria ao deslocar-se de uma rua para a outra ou de bairro para bairro…! Para acabar com esta confusão, em 1830, a Grã-Bretanha foi o primeiro país a adotar uma hora nacional. É com base no relógio existente no Observatório Real de Greenwich, que todos os países acertam os fusos-horários.
Não tenho uma costela britânica mas tenho a mania da pontualidade. Sinto uma necessidade premente de chegar sempre a horas aos encontros combinados. Esta mania faz com que sofra longos períodos de espera porque habitualmente, a maioria das pessoas chega sempre atrasada. Mas eu prefiro esperar do que fazer esperar por mim por isso chego sempre antes da hora marcada o que acarreta uma espera ainda mais longa…. Contudo, esta mania das pessoas chegarem sempre atrasadas, irrita-me solenemente. Considero a falta de pontualidade como sendo uma falta de respeito por quem está à espera. Contudo, parece que uma grande maioria das pessoas continua, tal como os londrinos antes do século IX, com a sua própria hora…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...