Etiquetas

sexta-feira, 28 de junho de 2013

A SABEDORIA POPULAR

Diz a sabedoria popular que um homem (e por que não uma mulher?) para se considerar realizado tem que plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Até há pouco tempo, pensava que esta frase era da autoria de Eça de Queiroz pois a primeira vez que a li foi no livro ‘A cidade e as serras’. De acordo com este ditado, neste momento, poderia considerar-me um homem realizado. Já semeei duas árvores, um pessegueiro em casa de minha tia e uma nespereira aqui no condomínio onde vivo. Penso que semear seja ainda mais válido do que plantar… Tive dois filhos, o que excede em número o necessário… já escrevi um livro (embora de Matemática) e participei numa antologia de poesia contemporânea… Enfim, nada demais. Passo a explicar. Para plantar uma árvore não é preciso ser um expert. Requer apenas um palmo de terra além da semente ou dum raminho da árvore que se quer plantar. De salientar que até uma pequena ave é capaz de o fazer transportando no papo a semente que expulsa depois através da cloaca às vezes a quilómetros de distância. Actualmente ter um filho é muito mais fácil do que evitá-lo… Escrever um livro, está provado que qualquer um consegue… Há até exemplos de indivíduos que nem precisaram de ‘escrever’ o livro para serem consagrados como autores…
Concluindo: a ‘sabedoria popular’ nem deve ser tomada como uma verdade insofismável… também pode ser ultrapassada em actualidade com o passar dos tempos…

De forma alguma, me considero realizado por ter concluído a dita trilogia… Nem eu, nem ninguém se devia sentir realizado…!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...