Etiquetas

sexta-feira, 7 de junho de 2013

A ARTE DE BEM CONVERSAR

Até há relativamente pouco tempo, considerava-me um mau conversador. Quer pela minha timidez, quer por falta de assunto que eu achasse relevante, reduzia-me a um mutismo irritante mais para mim (vim a descobrir) do que para o meu interlocutor. Nesse tempo e talvez como a maioria das pessoas, pensava que ser bom conversador se traduzia por falar fluentemente e de uma forma interessante sobre diferentes assuntos. Se a esta arte juntarmos um bom sentido de humor e uma habilidade nata para contar histórias, isso seria a cereja em cima do bolo.
O que me levou a alterar o conceito do bom conversador foi seguramente, ter conhecido uma daquelas pessoas com quem é possível conversar durante largos períodos de tempo sem ficar aborrecido ou sem assunto. Passei a considerar muito mais importante ouvir atentamente, do que procurar expor as minhas próprias ideias de uma forma brilhante e eloquente. Por alguma razão temos duas orelhas e uma só boca…
A arte de bem conversar resume-se afinal à capacidade de colocar questões e ouvir atentamente as respostas do nosso interlocutor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...