Etiquetas

domingo, 9 de junho de 2013

OS ALMOÇOS DE DOMINGO

Sempre que se fala em almoços de domingo recordo com saudade e nostalgia os almoços em casa da minha tia Rosa. Família modesta composta pelos meus tios e duas primas mais velhas do que eu uns bons dez anos. Lembro-me perfeitamente do burburinho na cozinha provocado pelo barulho dos tachos e louçaria, dos diálogos em voz alta (demasiado alta) da minha tia e das primas e do cheiro delicioso do assado... O menu destes almoços de domingo era invariavelmente um assado, de coelho ou galinha caseira. Em épocas mais festivas tais como o domingo de Páscoa, havia cabrito assado no forno da padaria próxima de casa. Nunca até hoje senti, quer em casa quer em qualquer restaurante, o cheiro de um assado igual aquele que a minha tia fazia.
Talvez sob a influência desses almoços, hoje não aprecio almoçar em casa ao domingo. Não tem nada de agradável ver a mulher exilada na cozinha a preparar o almoço quando devia ser um dia de descanso e de convívio entre os elementos da família. Por isso aprecio sobremaneira almoçar fora ou com a minha filha e família ou com amigos num restaurante simpático à nossa escolha. Este domingo, a escolha dos nossos amigos e companheiros destes almoços, recaiu no Trinca Espinhas em Lavra. Depois de umas entradas de gambas, mílharas e mexilhões em molho verde, degustamos uma açorda de camarão saborosíssima como sempre. Bom almoço de domingo em boa companhia!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...