Etiquetas

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

HOJE COMEÇA O INVERNO... OUTRA VEZ?

Parece tarefa fácil escolher como tema um assunto já muito batido, parece mas não é. Precisamente por essa razão, torna-se mais difícil falar do tema visto que tudo o que havia a dizer, já foi dito. Mesmo assim e porque vem a propósito, deixei-me tentar por este tema. Abordar a estação do Inverno e não falar no Solstício e no fenómeno astronómico que lhe dá origem era imperdoável. Por muito badalado que seja este assunto nunca é demais recordar certos factos.

Qualquer que seja o Solstício (Inverno ou Verão) é inevitável referir as reminiscências antigas de religiões e crenças que lhe deram origem. Sendo impossível ignorar essas crenças em que se baseiam as religiões mais antigas, a Igreja atribuiu-lhe uma nova roupagem. Na impossibilidade de esquecer o passado, inteligentemente a Igreja  conciliou ambos os rituais dando-lhe um cariz Cristão.

No intuito de evitar que os crentes se afastam da Igreja esta foi obrigada a mudar de atitude, o que por vezes não chega. Cedeu à sobreposição dos rituais antigos aos rituais Cristãos para manter a atual harmonia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...