Etiquetas

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

AS MENSAGENS DAS FÁBULAS

Qualquer fábula contém um ensinamento ou uma conduta a evitar. Geralmente são histórias curtas que encerram uma lição de moral transmitida através de animais que falam.

Cada vez que sou posto à prova na hora das refeições mais complicadas, recordo aquela fábula sobre a “A raposa e a cegonha”. Não é que me identifique com alguma das personagens da história, se penso nessa fábula é apenas porque vem a propósito das dificuldades que enfrento nessas situações.

Estabelecendo um paralelismo com os personagens da historia, devo dizer que me identifico mais com a cegonha do que com a sabida raposa. Não que se disponibilize qualquer refeição em pratos rasos mas pela dificuldade com que encontro na ingestão de certos alimentos. Nessas alturas vem-me à memória a cegonha, cheia de fome a tentar comer num prato raso a refeição que lhe foi servida.

É claro que esta fábula tem antecedentes. Num convite anterior, foi a raposa que ficou esfomeada quando uma sopa deliciosa foi servida num recipiente alto e estreito…

Desta fábula depreende-se que as vinganças, seja qual for o mal que nos tenham feito, não vale a pena. A qualquer ofensa deve responder-se com esquecimento e perdão interrompendo assim todo o mal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...