Etiquetas

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

ESTAR SÓ NÃO É SOLIDÃO


Estar só não é o mesmo que solidão. Há um mundo de diferenças entre os dois termos. De vez em quando, gosto de ficar só. Não por ter feito uma escapadinha junto ao mar conforme gosto mas devido a exigências familiares. A mulher de visita ao Lar em Viseu, o filho a trabalhar lá longe, a filha com o marido e filhos… e eu aqui, só.
Ainda pensei aproveitar para saborear o silêncio e a paz que uma casa deserta oferece mas o sol lá fora teimava em brilhar num céu azul num apelo insistente a uma incursão ao exterior. Fiz-lhe a vontade.
Começa aqui o velho dilema, Onde ir, o que fazer…?
Por que não reservar o resto da manhã para uma sessão de ginásio?
Mas não. Depois de almoço, não resisti ao passeio pela marginal desfrutando da calmaria da paisagem de inverno ensolarada. E com estas atividades esgotou-se assim o meu dia a sós… comigo.
Ficar só não significa forçosamente sentir-se só. Ficar a sós proporciona momentos de encontro connosco que não são de desprezar. Esses momentos de introspecção são fundamentais para “arrumar a casa”. Através deste processo é possível separar aquilo que realmente interessa daquilo que não tem qualquer interesse preservar…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...