Etiquetas

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

A IMPORTÂNCIA DO NOME


Existem algumas culturas orientais que acreditam que, para cada bebé, existe uma função que lhe é destinada, daí a importância do nome. Por outro lado, há os versos da velha canção que diz, Diz que a sorte das pessoas, sempre ouvi vem do nome que elas têm. Coisas más ou coisas boas, vem daí…
De acordo com estes versos, é inegável a importância do nome que nos acompanhará por toda  a vida… Sem pretender alimentar qualquer polémica, recordo frequentemente a história que sempre ouvi relativamente ao meu nome. Por altura do baptizado a minha madrinha, mãe de um único filho varão chamado Eugénio, pretendia este nome para o seu afilhado embora não fosse do total agrado da mãe da criança. Nesse dia em que ficaria definido o nome a dar à criança, o meu irmão que brincava por perto levantou-se e pondo a mão na minha cabeça, disse com uma vozita autoritária: “Ete menino é joginho”. Perante a surpresa da madrinha e o embaraço da mãe, ambas resolveram testar de novo a atribuição do nome e mais uma vez a cena se repetiu. Perante esse facto, livrei-me de me chamar Eugénio mas carrego este nome que me foi atribuído pelo meu irmão. Onde foi buscar este nome, não sei já que não havia ninguém na família ou na vizinhança com tal nome!? Relativamente à importância do nome dos indivíduos, Saramago escreveu o seguinte, “Conheces o nome que te deram, não conheces o nome que tens”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...