Etiquetas

domingo, 23 de fevereiro de 2020

A VERGONHA TOCA A TODOS


Todos devíamos ter vergonha depois de ler os relatos contidos nos livros de Maria F. Mónica enquanto pais, encarregados de educação e até governantes não fora o comodismo de uns e a incompetência de outros já que todos somos educadores … Estes livros deveriam ser de leitura obrigatória, pelo menos para os pais.
A maior vergonha, para quem a tem, recai principalmente nos governantes e não me refiro apenas aos actuais visto que o Sistema de Ensino tem vindo a degradar-se, desde a década de setenta.
Não admira pois que defenda e aprecie os livros desta escritora pela frontalidade e sobretudo pela coragem com que exprime a sua opinião. Comungo de quase todas as suas teorias, como professor aposentado posso garantir que são fidedignos os relatos inseridos no livro porque eu próprio, tive oportunidade de viver situações em tudo semelhantes. Foi por esse motivo que optei pelo estatuto actual porque gosto de leccionar, não suporto é a má educação…
Existirá algum pai, encarregado de educação ou responsável pelo ensino que desconheça o que se passa nas salas de aula? É provável que usam a técnica da avestruz,  esperar que o problema passe. Só que os problemas não desaparecem de um dia para o outro e cada vez mais se avolumam. Apesar de ser a atitude mais cómoda não quer dizer que seja a mais correta e faz da escola actual um autêntico “armazém” de crianças.
Conscientes de que o Ensino está mal, falta coragem para o alterar, aos governantes e aos pais por ignorarem do que são capazes os seus educandos em sala de aula.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...