Etiquetas

quarta-feira, 18 de junho de 2014

SOMOS TODOS MENTIROSOS

Toda a gente odeia a mentira até mesmo, por incrível que pareça, os mentirosos mais inveterados… No fundo, não é a mentira que nos desagrada, mas sim o sentimento de ser enganado já que, sem querer ofender ninguém, mais ou menos todos somos mentirosos… Segundo um estudo realizado por Robert Feldman (psicólogo da Universidade de Massachusetts), 60% das pessoas mentem em conversas do dia-a-dia.
É corrente relacionar a mentira com pessoas sem carácter possuidoras de mentes perversas. Mas isso não corresponde inteiramente à verdade. Nem toda a mentira revela falta de carácter ou alguma forma de perversidade. Quem nunca “pregou” uma mentira nem que tenha sido a chamada mentira piedosa que visa poupar alguém ao desconforto ou ao sofrimento de uma verdade demasiado desagradável?
Além deste, existem muitos outros motivos para se mentir sem que, com essa atitude, se tenha em vista causar prejuízo a alguém. Muitas vezes, por trás de uma mentira está a incapacidade de aceitar uma realidade triste e desinteressante. Com a mentira pretende-se idealizar as reais condições de vida. O grande problema é que ao persistir na mentira, o mentiroso acaba muitas vezes por acreditar na própria mentira…
Seja em que circunstância for a verdade é mil vezes preferível, por mais dolorosa que seja, a uma qualquer mentira, mas há circunstâncias… e circunstâncias. Já se imaginou a responder a um familiar gravemente doente que lhe pergunta se está melhor:
- Não, não está nada melhor. Segundo me disse o médico é pouco provável que passe o dia de amanhã.
Ou então, responder a uma velha amiga que nos diz ufana a sua idade:
Só 53 anos!!! Mas está muito acabada para a idade…!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...