Etiquetas

quinta-feira, 26 de junho de 2014

A CHINA FICA AO LADO

O que começou por ser apenas o título de um livro de contos escrito por Maria Ondina Braga “A China fica ao lado” em 1968, acabou por se tornar uma realidade em Portugal. Na altura do lançamento do livro, a autora vivia em Macau, território “vizinho” da China. A China de tão distante que era do nosso país, acabou por ficar ali mesmo ao lado… da nossa porta, do virar da esquina, do fundo da rua… Na realidade, há sempre uma loja chinesa não muito longe de onde quer que a gente se encontre.
A comunidade chinesa residente no nosso país não para de crescer. Segundo números do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), há mais de 20 mil chineses a viver em Portugal. Por outro lado, são também os chineses que lideram a lista de vistos “gold” que lhes permite residirem em Portugal em condições muito vantajosas no que diz respeito a impostos sendo que, para isso, fiquem obrigados a investir mais de um milhão de euros além de criar 10 postos de trabalho.
Além dos residentes em território português, não é de desprezar o número de turistas chineses. Em apenas quatro anos, o número de chineses hospedados em unidades hoteleiras em Portugal aumentou 232% entre 2009 e 2013.
No início, os chineses dedicavam-se apenas ao comércio retalhista (as célebres “lojas dos 300”) e mais tarde, ao comércio de roupas e calçado. Com a crise actual, este tipo de negócio já não estava a dar pelo que os chineses se viraram para o comércio de frutas e legumes. Até em Paris tive oportunidade de verificar o mesmo fenómeno.
Esta atitude, revela a sua característica de trabalhadores flexíveis e versáteis o que lhes tem permitido uma boa adaptação à crise. É esta a principal diferença entre o comerciante chinês e o comerciante português que teimosamente mantem aberto um estabelecimento que há muito deixou de ser rentável…
De tão distante que a China era, acabou por ficar cada vez mais perto…!
Na realidade, a China fica mesmo ao lado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...