Etiquetas

segunda-feira, 23 de junho de 2014

SÃO JOÃO NO PORTO

As festas Juninas ou Sanjoaninas têm grande representatividade na cidade do Porto mas também um pouco por todo o País em várias localidades. No Porto, dia 24 é feriado municipal mas os festejos têm início na véspera tendo maior representatividade nos bairros mais tradicionais como Miragaia, Fontainhas, Ribeira, Massarelos,...
Já lá vai o tempo em que os foliões desfilavam pelas ruas da baixa munidos do alho-porro para bater na cabeça de quem também desfilava. Actualmente o alho-porro deu lugar aos martelinhos de plástico para o mesmo efeito. Por todo o lado espalha-se o cheiro da sardinha assada com pimentos e caldo verde.
É da tradição assistir à meia-noite a um feérico fogo-de-artifício nas margens do Rio Douro. Outra tradição São os balões de ar quente que pontuam o céu de luz e cor. E claro, não faltam os manjericos acompanhados das tradicionais quadras.
Para muitos, sobretudo os mais jovens, a noite acaba junto à praia como manda a tradição, para ver nascer o sol ou para um banho matinal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...