Etiquetas

domingo, 22 de fevereiro de 2015

FAZER O LUTO

Está a ser implementado no Centro Hospitalar de São João (CHSJ), um projecto, pioneiro em Portugal embora inspirado num modelo já em curso em Madrid (Ler aqui). Congratulo-me pela iniciativa que implica o reconhecimento da importância de fazer o luto na saúde mental do indivíduo.
Quando se fala em “fazer o luto” logo nos vem à mente a morte de alguém que muito próximo mas esta reacção emocional não está necessariamente relacionada apenas com a morte. O processo do luto ocorre também como reacção a qualquer outra perda como o fim de um relacionamento, a morte de um animal de estimação, a perda de emprego ou das condições de vida e de saúde,… e quem acode a quem passa por estas experiências?
A vida já me obrigou a fazer o luto pela perda de entes queridos, por condições adversas de saúde e até pela morte de um animal de estimação. Através desta experiência de vida posso assegurar que cada nova perda provoca uma dor igual ou ainda maior que a anterior… Já alguém disse, e eu subscrevo incondicionalmente, que o luto é a experiência mais dolorosa na vida do ser humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...