Etiquetas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

ELOGIAR, SIM... MAS COM ALGUM TATO

Quem não gosta de receber um elogio vindo de um amigo, familiar ou seja lá de quem for? O elogio é fundamental para criar um clima saudável a nível familiar, profissional e social. Actualmente sabe-se que o elogio liberta no organismo substâncias responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Além disso, o elogio demonstra que a pessoa é apreciada e reconhecida pelas suas qualidades e competências o que contribui para o fortalecimento da auto-estima. Contudo há que ter em atenção à forma e intensidade com que se elogia bem como o contexto em que ele é feito.
Toda a gente já fez ou conhece alguém que tenha feito um comentário menos feliz como elogiar a beleza ou o charme de outro indivíduo na presença do/a companheiro/a, elogiar a capacidade intelectual de outra pessoa ou mais frequentemente de um filho na presença de outro…
Para exemplificar melhor, imagine-se numa entrevista a um escritor, o entrevistador tecer rasgados elogios ao estilo de escrita de um outro escritor… Sem citar nomes nem referir o programa da TV, digo apenas que tive o desprazer de testemunhar este acontecimento.
Elogiar alguém sem ter em atenção os sentimentos de quem nos escuta é falta de tato ou, no mínimo, falta de educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...