Etiquetas

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

ELE AGORA ESTÁ CÁ POR CASA

Ainda sobre as pessoas que entram na nossa vida por uma qualquer razão, lembrei-me do estranho personagem que me entrou recentemente pela porta adentro… nada mais, nada menos, do que “o cagão”. E posso garantir que não se trata da minha pessoa apesar de a gripe me ter alterado alguns hábitos intestinais… Pois é, agora tenho cá em casa “o cagão”. Já veio tarde, devia ter vindo na quadra natalícia, pela mão do meu filho e cá permanece até que no próximo Natal volte a ter protagonismo… Devo esclarecer que o cagão é apenas um boneco que se encontra presente em quase todos os presépios da Catalunha. “El Caganer“ é uma tradição que remonta ao século 17. Este boneco, coloca-se no presépio próximo da cena do nascimento de Jesus sem que haja a mínima intenção de ofender a crença religiosa cristã.
Actualmente “o cagão” tem vindo a caricaturar diferentes políticos e celebridades mundiais, mas o boneco original representava apenas um camponês com barrete vermelho. Há alguns anos atrás foi colocado no Maremagnum Shopping Center, em Barcelona o maior cagão do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...