Etiquetas

sábado, 20 de julho de 2013

O PERIGO DE ALTERAR ROTINAS

Nos primórdios da minha existência era de opinião que devia combater e evitar a todo o custo qualquer tipo de rotinas pois que lhe atribuía a culpa do tédio que se instala nas nossas vidas e porque as encarava como uma característica de mentes limitadas, pouco abertas à mudança que conduz à evolução. Sem pretender cair no lugar-comum de defender a necessidade das rotinas na vida diária, acabo por perceber que, até certo ponto e dentro de determinados limites, elas até são benéficas na medida em que facilitam a organização de algumas tarefas do nosso dia-a-dia.

Continuo a pensar que aquelas rotinas que nos escravizam coartando a nossa liberdade de decisão de alterar hábitos são de combater. Outras rotinas há que nos ajudam a manter saudáveis como, por exemplo, respeitar os (nossos) horários das refeições, de deitar, de acordar, bem como das nossas actividades biológicas. E que mal pode advir se mantivermos como rotina frequentar um ginásio ou fazer uma caminhada ao ar livre, promover encontros com amigos e familiares ao fim de semana?
Não sou contra mas há que ter cuidado quando se alteram rotinas. A alteração de uma rotina pode levar a alterações do nosso ritmo biológico ou a confusão do nosso pensamento. Constatei esse ‘perigo’ quando esta quinta-feira aceitei o convite para uma sardinhada na minha escola ao fim do dia alterando assim a rotina de ir ao ginásio. O convívio e o reencontro com antigos colegas de trabalho e amigos foi agradabilíssimo e foi com pena que me despedi de todos no final da noite. Como por rotina estes encontros só ocorrem ao sábado, no dia seguinte andei todo o dia com a sensação de que era de facto sábado. O meu estado de confusão foi de tal forma que nem fui ao ginásio obedecendo à rotina não o frequentar ao sábado…
Claro que esta confusão foi inconsequente mas noutras circunstâncias pode ter consequências mais dramáticas como esquecer crianças em veículos. Por isso há que tomar muita atenção quando se alteram rotinas. Não quero com isto dizer que não se devem quebrar, de quando em vez, as rotinas da nossa vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...