Etiquetas

terça-feira, 23 de julho de 2013

FORGIVE AND FORGET

Durante muitos anos estava convencido que conseguia perdoar sem esquecer. Habitualmente dizia: “perdoo mas não esqueço”. De facto havia ofensas que eu dizia ter perdoado sem contudo esquecer. A realidade é que essa pessoa, responsável pela ofensa, não era vista por mim da mesma maneira e muito menos conseguia um relacionamento mais profundo do que o socialmente exigido. Afinal eu não perdoava embora estivesse convencido que o fazia. Só me apercebi da diferença entre perdoar e esquecer muito recentemente quando precisei de recordar por que me tinha zangado com alguém do nosso relacionamento. Perante a dificuldade em reconstituir a ofensa, apercebi-me que de facto, tinha perdoado ao ponto de ter esquecido. Ao constatar que foi possível recordar a ofensa sem dor e sem afectar o relacionamento, compreendi afinal o que é perdoar. Perdoar é mesmo isso. É poder recordar a ofensa, sem se sentir magoado, sem causar sofrimento.
Acerca desta diferença entre perdoar e esquecer, lembrei-me de um trocadilho que existe na língua inglesa que nos ajuda a compreender melhor o significado do perdão.

Em inglês perdão é forgive, e Forget é esquecer. Ao dividir a palavra forgive obtém-se for + give, que significa (para dar). Logo, perdoar é algo podemos dar. Ao dividir a palavra forget obtém-se for + get, que significa (para receber). Receber a possibilidade de perdoar e obter a reconciliação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...