Etiquetas

domingo, 7 de julho de 2013

BOM CONSELHO

Quem espera sempre alcança… Quem espera desespera…
Entre um e outro aforismo, prefiro o segundo… Correndo o risco de me repetir, manifesto a meu desagrado perante a hipótese de esperar por alguém. Ainda hoje, ao fim de tantos anos, continuo a esperar pela família quando me dizem “vamos agora?” E este agora prolonga-se por uma boa meia hora… Há sempre mil e uma coisas a fazer antes de sair. Eu pego o casaco, a carteira e fico à porta… à espera. Quando alguém combina um encontro a uma determinada hora, é certo que só vai aparecer trinta minutos depois. Com a mania da pontualidade, chego trinta minutos mais cedo e acabo por esperar… uma hora! Toda a gente me diz, sabendo que os outros chegam atrasados, por que não chego também atrasado evitando assim ficar à espera?
Confesso que já experimentei… e da única vez que cheguei atrasado, excepcionalmente a outra pessoa chegou à hora marcada…
Enquanto escrevia veio-me à memória aquela célebre canção de Chico Buarque – Bom Conselho. Entre o “Quem espera sempre alcança”  e o “Quem espera desespera”, acabo por preferir o “Quem espera nunca alcança”… A letra desta canção é toda ela um grito de revolta contra as convenções sociais, as rotinas, os tabus… Foi esta revolta que me guiou na minha adolescência e que ainda hoje me seduz…
Estou de acordo que as convenções sociais são indispensáveis para viver em sociedade, mas isso não quer dizer que elas sejam inquestionáveis e imutáveis. O que é socialmente aceite em determinada época pode não o ser na década seguinte. Na verdade as as convenções sociais, existem para, de vez em quando, serem quebradas….
Deixo aqui a letra da canção para quem não conhece.

Ouça um bom conselho
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado
Ou você se cansa
Está provado, quem espera nunca alcança

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...