Etiquetas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


O elevado número de vítimas de violência doméstica com tendência a aumentar, pode atribuir-se às mais variadas causas. A violência, seja ela qual for, não escolhe extractos sociais, idade, orientação sexual, religião ou companheirismo. Todos podem ser vítimas de algum tipo de violência que engloba diversos comportamentos tais como o emocional, social ou o que é mais comum, o físico. Do mesmo modo, na base deste tipo de comportamentos, podem estar diversas e variadas causas como o uso e abuso de bebidas alcoólicas, o desemprego com as respectivas consequências, os ciúmes e sobretudo vergonha. O homem, a quem se atribui o maior protagonismo, foi educado para (co)mandar o que o faz rejeitar outra forma de agir quando impedido de actuar.
Na base de qualquer comportamento violento, na minha opinião, está sempre a falta de apoio familiar. Com efeito, é na família que se forma toda a estrutura do indivíduo, a contribuição da escola já vai tarde para a formação do indivíduo como pessoa.
Não se trata de mais um problema social ou jurídico, por isso não se resolve com a detenção do indivíduo violento. Dependendo da gravidade, a violência doméstica e não só, origina diversos problemas
Geralmente, a violência doméstica manifesta-se quando qualquer relacionamento acaba e não é aceite por uma das partes. Não é fácil aceitar o fim de qualquer relacionamento mas, quando o indivíduo possui uma forte formação moral, consegue superá-la com mais ou menos dor….
É aqui que, muitas vezes, entra a vergonha de ser “deixado”, de aceitar que o relacionamento, seja ele qual for, chegou ao fim.
Além das causas do foro psicológico, qualquer relacionamento acaba sempre devido à incompatibilidade de interesses de ambas as partes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...