Etiquetas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

COM O PINGO NO NARIZ...


Mais que um adorno, o nariz desempenha importantes funções que nunca é demais recordar Embora pareça mais um, este órgão apresenta algumas funções específicas e imprescindíveis à nossa sobrevivência.
Basicamente o nariz aquece (ou arrefece) o ar que se respira cuidando que chegue aos pulmões nas melhores condições. Para isso, além de regular a temperatura, humidifica e filtra o ar que se respira. Além destas importantes funções, cabe-lhe a responsabilidade de um dos principais sentidos, o olfacto.
Durante muito tempo andei convencido que a causa dos meus espirros era da responsabilidade de algum produto químico usado na cozinha. Afinal estava enganado. Depois de alguma leitura, concluí que a responsabilidade era causada pela mudanças de temperatura. Esta mudança é a principal responsável pelo desenvolvimento de muitas doenças respiratórias entre elas, a alergia ao frio. Diga-se que incompreensivelmente, a cozinha não dispõe de aquecimento central.
A diferença brusca da temperatura ambiente, afecta toda a gente, particularmente os idosos e crianças. Quando esta alteração é muito rápida, o organismo não tem tempo de se adaptar o que explica o desencadear de crises de alergia, asma, enfisema, renite, sinusite e bronquite…
São de evitar tanto quanto possível estas diferenças bruscas de temperatura. Só assim nos lembramos destas e muitas outras doenças…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...