Etiquetas

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

AI DOS POETAS


Há quem não goste mas também há quem os idolatre… Há de tudo e, com o devido respeito que merecem essas opiniões, os poetas lá vão sobrevivendo…
Conforme já assumi, adoro Fernando Pessoa mas também admito que haja quem não goste, maneiras diferentes de ver o mundo.
Em declarações recentes, António Lobo Antunes dizia “Fernando Pessoa aborrece-me até à morte” mas, também há quem goste pouco de Lobo Antunes. Ainda há pouco, num programa televisivo, um certo humorista fazia humor à custa deste celebrado escritor… Confesso que Lobo Antunes não é dos meus escritores preferidos, já gostei mais.
Numa entrevista recente o escritor dizia que “Num livro mau, a pessoa escreve aquilo que quer escrever. Num livro Bom a pessoa escreve aquilo que o livro quer que seja escrito”. Analisando bem, esta e outras frases, fica-se a perceber que se trata de um indivíduo inteligente embora discorde desta declaração.
Quer se queira quer não, o gostar de qualquer texto depende muito do nome do autor… Neste ponto concordo com Lobo Antunes quando defende que os livros deveriam ser publicados sem o nome dos autores.” Mas ai dos poetas e das respectivas poesias…! Escrever poesia é uma actividade necessária ao crescimento interior e, como em todas as actividades, o que se faz com paixão custa menos do que aquilo que se faz por obrigação.
Há dias em que se entende melhor as almas dos poetas (Ler também).
Há dias assim…           

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...