Etiquetas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

O ESTRANHO DOM DE ADIVINHAR


Poupar seja que energia for é um ato louvável por parte de toda a gente. A iniciativa cabe a cada um de nós e é a forma de deixar um planeta mais sustentável aos nossos filhos e netos. Essa poupança começa nas próprias casas onde os diferentes aparelhos domésticos consomem energia eléctrica. Pode dizer-se que tudo à nossa volta consome energia e economizar tanto por motivos económicos como ambientais torna-se cada vez mais urgente.
Até aqui creio que estamos todos de acordo, é preciso poupar energia.
Agora que viajo mais como pendura do que condutor, dá-me para reparar nos “piscas”, ou melhor, na ausência desses preciosos auxiliares de mudança de direcção. Estudos comprovam e disso sou testemunha (embora silenciosa) que quase metade dos condutores não faz “pisca” quando muda de direcção
Lamentavelmente ainda não consegui adquiri o dom da adivinhação pelo que tenho que prever quando algum condutor muda de direcção embora continue a fazer um grande esforço nesse sentido…
O uso dos “piscas”, como vulgarmente são apelidados os indicadores de mudança de direção, além de ser um ato de cortesia e direi mesmo de respeito pelos outros condutores é também outra forma de economia. Economiza-se nas multas de trânsito, na conta da oficina quando há chapa batida e outras ocasiões com origem na ausência dos tais “piscas”.
Quero crer que, além da distracção de muitos condutores, existem outros que defendem a não utilização dos piscas como uma forma de economia do sistema eléctrico do veículo. Nada mais errado, comparado com o custo inicial do veículo, os “piscas” não representam um acréscimo significativo do consumo.
Por favor, usem os “piscas” enquanto estou continuo a praticar a difícil arte da adivinhação…
Segundo o Código da Estrada, a falta de sinalização quando o condutor pretender reduzir a velocidade, parar, estacionar, mudar de direção ou de via de trânsito é uma infração que pode levar ao pagamento de uma coima até 300 euros”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...