Etiquetas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

AS SOBREMESAS LÁ DE CASA


A presença de um queijo de bola sobre o balcão da cozinha, transportou-me a outra época porventura mais feliz. Não havia refeição, nesse tempo, que não terminasse com uma boa sobremesa. E por boa sobremesa entenda-se um bom e saboroso queijo.
Acreditando na mitologia, deve-se a Aristeu (filho de Apolo) a descoberta do primeiro queijo sem desprezo da lenda que atribui a descoberta  acidental do primeiro queijo a um mercador árabe quando atravessava o deserto. Ao certo não se sabe a quem atribuir a descoberta desse alimento tão apreciado extensivo a todos os comensais. Qualquer que seja a sua origem, pouco importa.
Embora o queijo de bola fosse o mais frequente atendendo à sua textura e sabor, era o queijo da serra (serra da Estrela) o mais apreciado mas, por razões económicas, nem sempre estava presente à sobremesa.
Recordo ainda, já que se fala em queijos, as frequentes viagens à Galiza que na qualidade de pendura e sempre com má cara, começavam com as habituais compras (vantajosas nesse tempo) e finalizavam com a aquisição do célebre queijo de mama (queijo Tetilla) como era conhecido lá em casa. Por razões óbvias, o queijo deve o seu nome à semelhança com o órgão feminino que pretende imitar. É um queijo de vaca muito apreciado graças à sua textura e sabor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...