Etiquetas

domingo, 12 de agosto de 2018

AS ADVERSIDADES DA VIDA


Há quem lhe chame falta de sorte, revés da vida ou simplesmente um acontecimento fortuito, inconveniente até que não se repetirá. Eu prefiro chamar-lhe adversidade.
A adversidade faz parte da vida e, quer se queira quer não, era suposto estar preparado para lhe fazer frente e de alguma forma conseguir superara-la mas não é essa a realidade.
Perante as adversidades da vida cada um tem uma maneira muito própria de reagir em tudo diferente dos demais. A reação, por vezes imprevisível, não segue as regras estabelecidas pela sociedade.
Falando em coisas metafísicas como a fé de cada um, perante a adversidade pode aumentar ou diminuir de forma imprevisível e a coisa piora quando já era pouca ou nenhuma antes de acontecer o infortúnio com que a vida teima em brindar-nos. Os problemas de toda a ordem vão surgir sem aviso prévio e seremos confrontados com novos desafios para os quais nunca estamos preparados.
Como referi, embora a adversidade faça parte da vida, tal não significa que se cruze os braços perante qualquer infortúnio que nos aconteça, que não se combata ou resista. Esta atitude só vai fazer com que agrave qualquer que seja a adversidade.
Pensamos que as adversidades só acontecem aos outros mas elas ocorrem inesperadamente e ninguém está preparado para as resolver. Ou pelo menos, minimizar. Elas acontecem a qualquer um, mais tarde ou mais cedo, em maior ou menor grau e convém estar preparado para as enfrentar seguindo outros caminhos.
O lema, o que não nos mata torna-nos mais fortes atribuído a Nietzsche nem sempre se aplica a todas as situações.
Quantas vezes se é tentado a enveredar pelo caminho mais fácil?
Na impossibilidade de as resolver, aceitar a sugestão dada é uma forma viável mas, para enfrentar qualquer adversidade que forçosamente surgirá, é preciso lutar… e seguir em frente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...