Etiquetas

domingo, 8 de setembro de 2013

REVIVER O PASSADO

Já escrevi e postei aqui inúmeros pensamentos quer na forma de prosa, poesia ou simples crónicas. Se me perguntassem de qual eu gosto mais, não hesitaria em escolher “ALI HAVIA COISA DO DIABO”. Não por estar particularmente bem escrito ou por se tratar de um tema super-interessante  Desconfio que a minha escolha tem tudo a ver com um certo saudosismo e também porque agora me sobra o tempo para recordar o passado. Desde aquela célebre cirurgia cardiotorácica, pela primeira vez, tomei consciência da minha condição de simples mortal embora este facto, não se tenha revelado particularmente assustador pois nunca temi a morte… Embora nunca me pudesse considerar um católico praticante e por tal motivo nunca me tivesse preocupado com aquilo que muitos católicos consideram pecados, comecei a enumerar e a lamentar tudo aquilo que nunca fizera e mais ainda os motivos que me levaram a não o fazer… Sobretudo a valorizar o tempo de forma a não o “perder” inutilmente, principalmente com coisas com as quais não se obtém o mínimo prazer.
Mas o que eu queria referir neste revivalismo do passado, é o saudosismo quer dos locais da minha infância bem como dos personagens que de uma maneira ou doutra marcaram a minha infância. Daí a minha escolha do tal post – “ALI HAVIA COISA DO DIABO”.
Ainda hoje, o meu prato preferido continua a ser ovos estrelados com batata frita e foi precisamente o que preparei para o meu jantar de hoje. A explicação para este meu peculiar gosto gastronómico baseia-se nos tempos passados em casa da minha tia Rosa, uma segunda mãe para mim. Embora mulher de um ourives mas de fracos recursos económicos, criava galinhas e coelhos no seu quintal sito à praça Dr. Tiotónio Pereira. Ovos com batatas fritas era o prato mais comum lá em casa visto os ovos serem os das próprias galinhas…

2 comentários:

  1. Que maravilha!

    Para a próxima, convida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para comer uns simples ovos estrelados...?! Mais vale ir aos filetes de pescada...

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...