Etiquetas

domingo, 29 de setembro de 2013

VACINA PARA A GRIPE

Foi amplamente divulgado através dos diferentes canais televisivos de que a vacina para a gripe estará disponível a partir da próxima terça-feira. Todos os anos recorro com maior ou menor sucesso a este método preventivo contra a gripe até porque pertenço a um grupo de risco devido aos meus problemas cardiovasculares. Sendo uma vacina que não faz parte do PNV não é gratuita nem recomendada para toda a população. É apenas gratuita para grávidas, maiores de 65 anos e outros grupos de risco, tais como: portadores de doenças crónicas pulmonares (asma incluída), cardíacas, renais, hepáticas, diabetes e outras doenças que, pelas suas características, provocam diminuição da resistência às infecções (ex: SIDA e cancro).
Daqui se pode inferir que não se deve tomar esta vacina a seu bel-prazer sem ser receitada por um médico de acordo com seu caso específico.
É bom saber que o facto de tomar esta vacina não impede, em alguns casos pontuais, que se contraia a “gripe”. Nada de confundir uma simples constipação (sobre a qual a vacina não tem algum efeito) de uma verdadeira “gripe”. Daí que muitos indivíduos manifestem alguma descrença relativamente à vacina.
Existem variadíssimas razões para que esta vacina falhe na prevenção conta a gripe. A principal, é a falência da previsão sobre a principal estirpe do vírus que irá propagar-se no inverso do ano para o qual ela foi preparada. Com efeito, o vírus da gripe tem a enorme capacidade de mutação…
Se pertence a algum dos grupos de risco, trate de adquirir gratuitamente a vacina junto do seu Centro de Saúde. É o que irei fazer em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...