Etiquetas

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

SOBREPOPULAÇÃO

Decorrente da leitura do último livro de Dan Brown, senti a necessidade de me informar e tomar consciência do problema da superpopulação mundial. Mito ou realidade, a preocupação com este problema baseia-se na teoria do economista britânico Thomas Malthus. Formulada pela primeira vez em 1798, esta teoria previa um apocalipse de fome e guerra se a população humana não parasse de crescer. A teoria Malthusiana previa que a população mundial cresceria segundo uma progressão geométrica, enquanto a capacidade de produzir alimentos cresceria apenas segundo uma progressão aritmética. Daí, poderia concluir-se que num futuro próximo, iria haver falta de alimentos a nível mundial. Passados dois séculos depois da sua formulação, esta previsão não se confirmou. Mas a teoria malthusiana continua aliciar muitos adeptos a nível mundial.
Segundo as mais recentes projeções que a ONU realiza a cada dois anos, teremos 8 bilhões de habitantes em 2025, 9,3 bilhões em 2050 e 10,1 bilhões em 2100. Contudo, nas últimas revisões verifica-se uma diminuição acentuada da fertilidade humana quer por razões fisiológicas, quer devido à crise económica a nível mundial. Por outro lado, uma taxa de mortalidade elevada devido a doenças como por exemplo a Sida além de catástrofes naturais que dizimam um número considerável da população de uma dada região. Em resumo, o que se está a verificar é um claro abrandamento do crescimento da população mundial.
É insofismável que a população mundial irá continuar a crescer em termos numéricos, mas de um modo muito mais lento do que era previsível. Não há razão, portanto, para preocupações desta índole.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...