Etiquetas

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

ESCAPADINHA ÀS ILHAS CIES

Dentro do espírito deste blog aqui fica mais uma sugestão para um fim-de-semana bem passado sem ser dispendioso. As ilhas Cíes formam um arquipélago, situadas na Ria de Vigo, foram declaradas parque natural em 1980. Estas ilhas, como é óbvio, são apenas acessíveis por barco. A viagem é rápida, cerca de 45 minutos por um preço módico de 16€ por adulto, ida e volta. Há diversos ferrys a fazer a travessia ao longo do dia com partida do porto de Vigo. Convém comprar os bilhetes pela Internet embora o possa fazer no local.
Partimos do porto de Vigo às 12:15 já que o nosso objectivo era fazer um picnic. O dia estava lindo e o mar calmo.
Aportamos à ilha do Norte (ou Monte Agudo). Esta ilha está ligada à ilha do Meio (ou de Faro) pela praia de Roda.
Esta praia foi eleita pelo jornal britânico The Guardian como a número um no Top de praias mundial. A partir do ancoradouro existem diversos percursos pedestres à escolha do visitante.
Optamos por seguir a rota Del Faro da Porta. Atravessamos a praia de Roda para a ilha do Meio até ao parque de campismo. Nestas ilhas não existem hoteis nem carros e nem sequer caixotes do lixo. A meio caminho do farol, paramos para fazer o nosso picnic.
Depois de almoço e sob um sol tórrido (convém não esquecer os chapéus), dirigimo-nos para o farol. Percurso pedregoso, sinuoso e sempre a subir… Estava indicado 1,2 km mas estou com a sensação de ter caminhado mais de 5 km…
A praia de Roda foi ficando lá em baixo depois de iniciada a longa subida para o farol...
Ao longe a ilha do Sul só acessível por barco particular.
Depois de uma árdua subida lá consegui chegar ao sopé do farol.
Mas ainda me esperava uma íngreme subida em zig-zag...
Valeu a pena o sacrifício pela paisagem que de lá se desfruta. O Miguel recorreu às cavalitas do pai mas lá se aguentou grande parte do percurso de mão dada comigo. Mais uma vez se revelou o meu fiel e querido amigo…
Depois da descida, bem mais fácil, ainda deu tempo para um mergulho na praia de Roda. E assim se esgotou o tempo para o regresso às 18:15.
A longa fila para o regresso a Vigo...
Ao longe a praia da Roda, vai ficando cada vez mais longe... Até breve.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...