Etiquetas

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

REGRESSO ÀS AULAS

Quando a gente pensa que tudo ficou para trás e já pertence ao passado, eis que tudo volta de novo e se repete. Refiro-me àquela angustiazinha do primeiro dia de aulas. Isto do ponto de vista dos pais. Mas tenho ainda bem presente o meu primeiro dia de aulas, a ansiedade perante o desconhecido, a sensação de enjoo que não permitia saborear o pequeno-almoço… Mais tarde (muito mais), como pai, de novo a mesma angústia proveniente da incerteza de saber se a minha filhota se iria adaptar bem à escola, ao convívio com os colegas e à nova professora… E claro, como pai de um segundo filho, voltei a reviver a mesma angústia aquando do primeiro dia de aulas do meu filho. Embora mais extravertido do que a irmã, nem por isso deixei de me preocupar tanto ou mais do que me preocupei com a irmã. E a coisa não se ficou por aqui. A cada ano, a cada ciclo de escolaridade, a cada ingresso na faculdade, os fantasmas do passado voltavam a assolar-me…
Enfim, filhos criados, há que respirar de alívio e enterrar aquela já velha angústia que dava um friozinho na barriga… Mas não. Eis que a maldita se levanta e volta a atacar. Ainda não é esta semana mas para a próxima, entra o meu neto na pré-primária numa escola desconhecida com coleguinhas que não conhece nem, obviamente a educadora. Ainda não será esta semana mas já começo a sentir aquela angustia antes, durante o percurso para a escola e, principalmente, quando “abandonamos” aquele ser que nos é tão querido em mãos estranhas… E nem quero lembrar a dor que se segue à angústia quando a criança nos olha com aquela carinha como que a pedir socorro fazendo-nos sentir remorsos por a abandonarmos ao seu destino…

3 comentários:

  1. Meu querido Jorge!! Vai tudo correr bem! Pensa na alegria redobrada que o teu neto sentirá quando o fores buscar à escola! Ele sabe que o avó não o abandona e vai confirmar a vossa ligação nessa hora! Depois deste dia tudo será mais fácil. Um beijo grande para ti e felicidades para esta nova etapa....dos dois!

    PS: Se estivesse aí oferecia-te um maço de lenços de papel........:) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu é que me compreendes... :-)
      Os lenços seriam muito bem-vindos... por múltiplas e variadas razões...

      Eliminar
  2. Olá, Jorge!
    SE:
    Tivesses 3 à tua volta;
    Um montão de trabalho para fazer;
    Não pudesses ir ao ginásio desde que voltaste de férias...
    Dizias como eu: bendito dia 12...


    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...