Etiquetas

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

RACISMO OU XENOFOBIA...?


Mais uma vez, o confronto obrigatório com diferentes povos, sobretudo ao pequeno almoço nos hotéis, obrigou-me a repensar o este meu comportamento. O preconceito relativamente a determinados povos pode confundir-se com racismo que, por sua vez, partilha algumas características com xenofobia.
Uma análise mais profunda levou-me a concluir, com grande alívio, que não padeço destes “males”. O preconceito, quando existe, não se relaciona com a cor da pele mas com o comportamento. Muitos dos comportamentos humanos, tenho plena consciência, dependem unicamente dos progenitores e do meio ambiente envolvente. O problema em si é difícil de resolver… se é  que tem solução!
É difícil não ser racista ou mesmo xenófobo quando um oriental passa por cima de tudo e de todos só para obter uma boa mesa, um lugar no elevador ou posicionar-se à frente de toda a gente enquanto tira uma selfie… ou então um negro achar que a maioria se deve curvar à sua existência atendendo à própria cor.
Decididamente não me sinto racista nem xenófilo visto que, sem nenhum sacrifício, convivo com qualquer representante dos povos referidos desde que manifestem um mínimo de respeito pelos outros bem como determinadas regras estabelecidas pela sociedade que os acolheu provisória ou definitiva mente… Aliás, o medo em relação ao desconhecido começa na escola e propaga-se a toda a sociedade em geral… não é preciso ter uma determinada cor, religião ou clube, basta ser diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...