Etiquetas

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

AFINAL, QUANDO SE É VELHO?


Talvez por ter atingido a proveta idade que hoje tenho, o tema serviu de pretexto para uma mais ampla reflexão sobre a idade, se bem que seja um conceito muito subjectivo. Partindo do princípio que a velhice, toca a todos em qualquer altura da vida, justifica-se esta reflexão. Só não envelhece quem, como Peter Pan, não se afaste muito da Terra do Nunca de onde são expulsos os que se atrevem a crescer ou envelhecer…
Uma das equipas que se debruçaram sobre este fenómeno propôs que a pré-velhice se fica-se situada algures entre os 65-74 anos. Só se considera velho quem atingiu os 75-90 anos e super-idosos os que ultrapassaram os 90 anos de idade.
De facto, os sexagenários aturais nada têm a ver com os sexagenários de antigamente. A esperança de vida tem vindo a aumentar o que torna obsoleto o actual conceito de velhice.  São muitas as vozes que agora se fazem ouvir contra esses antigos conceitos de velhice ficando sempre a eterna dúvida, que idade deve ter um indivíduo para se considerar velho?
O limite dos 65 anos já não está de acordo com a realidade atual que a considera como porta de entrada na Terceira Idade, facto que depende muito da sociedade em que se vive. Há sociedades, a Japonesa por exemplo, onde o idoso é respeitado e até venerado enquanto noutras, ele é visto como alguém que já viveu uma vida e só lhe resta aguardar o fim serenamente…
Leitura recomendada: A Velhice de Simone de Beauvoir. Livro publicado em 1970.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...