Etiquetas

quarta-feira, 12 de junho de 2019

VERNISSAGE


O termo tem tradução em português mas, como muitos outros, tem melhor aceitação no original, ou seja, no francês.
Dá-se o nome de vernissage essencialmente a qualquer evento cultural que pode abranger fotógrafos, escultores e pintores estando receptivo a outras formas de arte…
O termo, cuja origem remonta ao período romântico, retrata a época em que os pintores terminavam as suas obras com uma camada de verniz mais ou menos fina. Actualmente a vernissage ficou reduzida a um evento cultural que antecede a inauguração de uma  exposição que ocorre geralmente numa galeria de arte.
Por ter sido convidado mais como amigo do que como eventual cliente, aceitei-o prontamente por se tratar duma oportunidade de sair. É justo dizer que nunca me arrependo de aceitar estes convites quanto mais não seja pelo convívio que proporcionam. Quanto aos “quadros”, como sempre, há obras que aprecio mais e outras nem por isso. Há momentos para tudo, convites para aceitar e convites para recusar. De qualquer maneira é sempre de apreciar sair de casa, ver outros rostos e usufruir de outros ambientes.
Ficar fechado em casa, pode ser agradável desde que não se torne um habito. Deste modo pode ser um sintoma de depressão sobretudo quando acompanhada de falta de vontade para executar qualquer tarefa. Há problemas físicos relacionados com a aparência que podem estar na base duma diminuição da autoestima. É esse o momento de sair, atirar com os problemas para trás das costas e seguir alegremente em frente o caminho pré-estabelecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...