Etiquetas

segunda-feira, 24 de junho de 2019

DIFERENTES FORMAS


Motivado pelo recente caso do candidato a primeiro ministro britânico e pela sua jovem namorada o tema, infelizmente sempre actual, mereceu-me algumas linhas de reflexão.
Muito se tem falado e pouco se tem feito contra a violência em geral. Não é possível falar em violência sem aceitar que existem diferentes formas de ela se manifestar. Mesmo assim, arrisco-me a afirmar que na base de qualquer violência está o preconceito, a agressão física e verbal, a homofobia, o bullyng, entre outras. Segundo a APAV a violência doméstica (menos divulgada) já por si engloba diferentes tipos de abuso. (1) E não se pense que só a mulher é vítima de agressão. Há homens, sobretudo idosos e crianças, que infelizmente engrossam essa extensa lista.
Todos os casos provocam sofrimento e levam muitas vezes à perda de vidas humanas. Independentemente do sexo, qualquer forma de violência é uma violação dos muito apregoados direitos humanos…
Qualquer relação, seja ela qual for, desde que não consentida é um crime que devia ser punido por Lei sem que haja necessidade da existência de violência como exige a lei em vigor.
(1)
·    violência emocional: qualquer comportamento do(a) companheiro(a) que visa fazer o outro sentir medo ou inútil. Usualmente inclui comportamentos como: ameaçar os filhos; magoar os animais de estimação; humilhar o outro na presença de amigos, familiares ou em público, entre outros.

· violência social: qualquer comportamento que intenta controlar a vida social do(a) companheiro(a), através de, por exemplo, impedir que este(a) visite familiares ou amigos, cortar o telefone ou controlar as chamadas e as contas telefónicas, trancar o outro em casa.

· violência física: qualquer forma de violência física que um agressor(a) inflige ao companheiro(a). Pode traduzir-se em comportamentos como: esmurrar, pontapear, estrangular, queimar, induzir ou impedir que o(a) companheiro(a) obtenha medicação ou tratamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...