Etiquetas

domingo, 9 de junho de 2019

DIA DE PORTUGAL


O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, mais conhecido por Dia de Portugal, aí está. A 10 de Junho, como todos os anos, celebra-se o dia de Portugal. Para uns é mais um dia de praia, um dia em que não se trabalha, dedicado a outros eventos, para outros, é tempo de sair à rua munidos de bandeiras nacionais e muito patriotismo.
Para o PR e PM, é dia de presidir a diversas cerimónias chatas alusivas ao dia de Portugal e de Camões visto que o poeta morreu (pensa-se) a 10 de Junho de 1580, da Língua Portuguesa, das Forças Armadas e outros eventos de menor importância.
Pouco se recorda já que neste dia também se celebra o Anjo Custódio de Portugal também conhecido por Anjo de Portugal ou Anjo da Paz, uma das designações usadas para evocar São Miguel que terá surgido durante a Batalha de Ourique em que D. Afonso Henriques se autoproclamou rei de Portugal. Aliás, Portugal é um dos poucos países que consagrou o seu dia à Cultura não recorrendo a factos históricos relacionados com a política.
Muitas outras datas poderiam ser escolhidas como a batalha de São Mamede, o Tratado de Zamora, a batalha de Aljubarrota, o Tratado de Tordesilhas e por que não, o Anjo Custódio de Portugal? Eu voto nele embora reconheça que são demasiados personagens para se comemorar num só dia…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...