Etiquetas

domingo, 23 de junho de 2019

SÃO JOÃO NO PORTO


O evento festeja-se em várias cidades portuguesas mas é no Porto em que os festejos têm maior impacto devido ao feriado municipal.
São João tal como Santo António e São Pedro são festejados na sua época pela população portuguesa, por isso Junho é conhecido como o mês dos santos populares.
Este ano volta a ser possível “lançar” balões visto que os voos no Aeroporto Sá Carneiro foram suspensos esta noite. A sábia decisão foi tomada devido ao “aumento exponencial” de largada de balões.
Não se sabe ao certo quando começaram os festejos em honra de São João, sabe-se que já no século XIV Fernão Lopes se referia a eles aquando da sua viagem ao Porto afim de preparar uma visita do Rei mas é possível que sejam mais antigos.
Precisamente devido a esses festejos, muita gente pensa que São João é o padroeiro da cidade invicta contudo registe-se que o título pertence muito justamente a Nossa Senhora da Vandoma.
O que nem todos sabem é que São João, além de ser um protetor dos doentes (não sei porquê), ficou mais conhecido e venerado por ter batizado Jesus Cristo nas águas do rio Jordão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...